2020
Programa destina R$ 700 mil para entidades

O Tampinha Legal ultrapassou o montante de R$ 700 mil destinados para entidades assistenciais participantes. Este é o resultado da reciclagem do material arrecadado em mais de dois mil pontos de coletas distribuídos pelos estados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.
Para a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, a sociedade está disposta a fazer a diferença. “Vemos uma sociedade engajada e muito mais consciente. Pequenas atitudes diárias levam a grandes resultados. Aprendemos a apagar a luz e a fechar a torneira. Precisamos aprender a dar o destino adequado aos resíduos sólidos. O material plástico é matéria prima nobre que pode ser 100% reciclada, inúmeras vezes. Atingimos valores significativos que provam o quanto a sociedade está mudando seu comportamento. O Tampinha Legal proporciona sustentabilidade econômica, social e ambiental através da simples atitude de coletar tampas plásticas, caracterizando o processo de Economia Circular", afirma.
Participam do Tampinha Legal entidades assistenciais regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG´s, associações e hospitais. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais adquirem medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam de tratamentos e de exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, etc. Simara também explica que “o Tampinha Legal tem caráter educativo, buscando a conscientização da sociedade quanto 'a importância de destinar adequadamente o material plástico. Tudo é dinheiro. Desprezar o material plástico é desperdício. Doe suas tampinhas a quem precisa.”.
Mais de 240 entidades assistenciais coletaram 376 toneladas de tampas plásticas que retornaram para a indústria produzir uma infinidade de novos produtos como baldes, bacias, vasos de flores, escovas, vassouras, etc...
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais. Recentemente, lançou as ações Copinho Legal e Canudinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinam 100% dos recursos obtidos com a venda dos destes artefatos para as entidades assistenciais participantes do programa. Além do site, também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube e Facebook.