2018
Receita extra para entidades assistenciais

“Tampinha Legal” proporciona melhorias físicas na Acompar, de Porto Alegre
Quem doa tampinhas plásticas para os pontos de coleta ou para as entidades cadastradas no “Tampinha Legal” pode não ter a dimensão exata do quanto esta ação é importante. Um exemplo de como o programa é um diferencial é a Acompar, da Zona Norte de Porto Alegre. A organização atende mais de 700 crianças e adolescentes e encontrou no programa, desenvolvido pelo Instituto Sustenplást, uma fonte voluntária de receita extra.
Segundo o coordenador da Acompar, Eduardo Martins Werb, a entidade possui 21 pontos de coleta como estações da Trensurb e shoppings da cidade, além de pessoas que fazem doações diretamente na instituição.
“Já arrecadamos mais de duas toneladas de tampinhas plásticas, gerando R$ 3.704,36. Com este valor, investimos na manutenção física e em equipamentos nos nossos núcleos. Nosso atendimento tem foco em crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social”, afirma.
O presidente do Instituto Sustenplást, Alfredo Schmitt, relata que o Tampinha Legal foi criado em 2016 com o objetivo de engajar a sociedade por meio da indústria do plástico na coleta de todos os tipos de tampas plásticas.
"Toda a comunidade pode se envolver de diversas formas, a começar pelo recolhimento de tampas e entrega nos pontos de coleta do programa, que tem caráter educativo. Atualmente podemos encontrar pontos de coleta em hospitais, órgãos púbicos, escolas, comércio, empresas. Há uma mobilização da sociedade em fazer o bem, que reflete no aumento da qualidade de vida de todos", relata.
Interessados em engajar-se, destinando as tampinhas coletadas para alguma das entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal, podem consultar o site tampinhalegal.com.br/site/pontos-de-coleta, inserindo seu CEP, para localizar o ponto de coleta mais próximo. As estações da Trensurb são pontos de coleta também.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina. Propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento de coletas de tampas de plástico. As entidades assistenciais cadastradas no programa recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material. O Tampinha Legal busca a melhor valorização de mercado ao mesmo que 'mobiliza a sociedade a dar o destino adequado aos resíduos plásticos. Saiba mais em tampinhalegal.com.br