2019
FIRS em evento com Davi Alcolumbre

“Vivemos uma crise econômica, política e ética. São momentos difíceis, por meio dos quais navegamos na busca de um novo modelo de sociedade e de país, tendo nesse processo a árdua tarefa de não nos afastarmos do estado democrático de direito e, por consequência, do respeito às liberdades civis, aos direitos humanos e às garantias fundamentais”, afirmou o presidente da FIRS - Federação Israelita do RS, Sebastian Watenberg durante um almoço no Porto Alegre Country Club, reunindo lideranças empresariais e políticas, além de representantes da comunidade judaica, no lançamento do projeto Novos Horizontes, fruto da parceria entre a Federação e o LIDE RS. O convidado especial para a ocasião foi o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM/AP), que falou sobre o “O Parlamento e Os Desafios da Política Nacional”.
Em seu discurso, o presidente da FIRS falou dos “tempos de crise e de polarização excessiva” que Alcolumbre, primeiro judeu a presidir o Senado, tem como um dos tantos desafios a enfrentar. Ele ainda indicou os motivos que levaram a Federação a firmar parceria com a entidade empresarial gaúcha, por meio de seu presidente, Eduardo Fernandez. “Uma característica permanente da FIRS é a atuação incessante como trincheira no combate ao antissemitismo e à intolerância de toda a sorte e contra qualquer grupo humano, bem como a defesa do Estado de Israel, e o seu direito de existir. Ainda, é nosso papel participar dos grandes temas da sociedade e foi este último aspecto que nos motivou a nos aproximarmos do LIDE RS nesta ação inédita e que tem início com a presença deste ilustre membro da nossa comunidade judaica brasileira. Saiba, caro senador, que pode contar conosco para enfrentar os desafios da nação”, completou.
Após os discursos do presidente do LIDE RS, do senador Lasier Martins e do vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, também presentes no evento, Davi Alcolumbre iniciou sua explanação. “Vocês são os atores do desenvolvimento do Brasil e do Estado. Estar aqui é uma grande oportunidade para trazer uma mensagem do Parlamento e mostrar, com muita paciência e esperança, que é possível fazer, juntos, um Brasil melhor. Minha passagem por aqui é um sinal de prestígio a este Estado que contribui muito para a história do país”, destacou.
O senador, é claro, pautou o tema mais visado dos últimos tempos. “Todos estamos ávidos a aprovar as reformas. Os brasileiros aguardam ansiosamente as manifestações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em relação, especialmente, à Reforma da Previdência. É inadmissível que do recurso que o Estado Nacional possui, ter consignado em obrigações cerca de 94,5% de tudo que centraliza de arrecadação dos brasileiros. Mais que isso, um país que não deixa os empresários trabalharem, pois no dia que um empreendedor abre seu negócio, passa a ser sócio do Estado. Nós precisamos desburocratizar para dar tranquilidade aos investidores. Sem a reforma, não vamos chegar a lugar nenhum em um país que consome 350 bilhões para custear a máquina pública e tem 44 bilhões para investir”, assegurou Alcolumbre, que fez intensos agradecimentos à comunidade judaica, ao empresariado, e ao senador Lasier Martins, por ter sido um “entusiasta da sua candidatura”.
Após a agenda de almoço, Davi Alcolumbre e Lasier Martins, acompanhados de comitiva da FIRS, realizaram uma visita ao Colégio Israelita Brasileiro, com a presença do superintendente geral da instituição, Janio Alves. Entre outros espaços, as autoridades visitaram a “Escola da Cidadania”, um dos modelos educacionais exclusivos implementados pelo Colégio.