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Período Eleitoral: como as organizações devem se portar  - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  Período Eleitoral: como as organizações devem se portar  - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.  Período Eleitoral: como as organizações devem se portar  - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

2024

Período Eleitoral: como as organizações devem se portar


Período Eleitoral: como as organizações devem se portar  - Com mais de 20 anos de atuação no mercado da Comunicação e no atendimento a clientes de todo o país, a Camejo Estratégias em Comunicação põe a serviço de cada cliente a experiência, o conhecimento técnico, os relacionamentos e a credibilidade, além de muita ousadia para buscar os melhores resultados.

Por: Amanda Ferronato (Jornalista | Jornalista MTB 6406)

Há 25 dias do período eleitoral, as organizações, como empresas e entidades, enfrentam um cenário de intensa atividade e visibilidade, e é crucial que elas adotem uma postura cuidadosa e responsável. Contar com diretrizes para garantir que as ações da sua organização estejam alinhadas com as melhores práticas e normas legais é essencial.

O advogado do Jobim Advogados Associados e pós-graduado em direito administrativo e gestão pública pela FMP/RS, Fernando Silveira de Oliveira, destaca que a forma como a organização se comporta durante o período eleitoral pode impactar sua reputação a longo prazo. “É necessário manter um comportamento ético e responsável em todas as interações e ações, reforçando o compromisso da organização com a integridade e o respeito ao processo democrático”, afirma.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a organização nesse período:

  

Mantenha a Imparcialidade

É fundamental que as organizações, especialmente aquelas que atuam em setores que podem ser percebidos como imparciais, mantenham uma postura neutra em relação aos candidatos e partidos. Evite qualquer tipo de apoio explícito ou implícito a candidatos específicos. Para Fernando, “isso ajuda a preservar a credibilidade da organização e evita possíveis questionamentos sobre influência indevida”, reforça. 

 

Respeite as leis e regulamentações eleitorais

“Certifique-se de que todas as atividades e comunicações estejam em conformidade com as leis eleitorais vigentes. Isso inclui regras sobre financiamento de campanhas, propaganda eleitoral e restrições sobre apoio político ", aconselha o advogado. Consultar um especialista em direito eleitoral pode ajudar a evitar infrações e garantir que a organização esteja totalmente alinhada com as normas legais.

Priorize a transparência

A transparência é crucial para manter a confiança do público e evitar mal-entendidos. “Se a organização estiver envolvida em atividades relacionadas ao processo eleitoral, como a realização de eventos ou campanhas informativas, é importante comunicar claramente o propósito dessas ações e garantir que não haja conflitos de interesse”, destaca Fernando. 

Monitore e gerencie a comunicação

Nos dias finais da campanha, as redes sociais e outros canais de comunicação podem se tornar particularmente intensos. “Gerencie as mensagens da organização para evitar qualquer comunicação que possa ser interpretada como apoio ou oposição a candidatos ou partido”, sugere o advogado. Além disso, recomenda-se que se responda de maneira ponderada a qualquer questão relacionada ao processo eleitoral.

Adotar essas práticas ajudará sua organização a se portar nos últimos dias do período eleitoral de maneira responsável e a manter a confiança e o respeito do público, sem comprometer sua missão e valores.