2018
Paciente do HU de Canoas consegue transplante de pulmão

Menino de sete anos, que mora no hospital desde os primeiros meses de vida, foi submetido à cirurgia na madrugada desta terça-feira (10), na Santa Casa, em Porto Alegre. Desde 2015 ele esperava pelo transplante.
A espera de Bernardo Moreira Loureiro, sete anos, por um transplante de pulmão, se encerrou nesta terça-feira (10), no Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa, em Porto Alegre. Morador do Hospital Universitário (HU) de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), desde os primeiros meses de vida, o menino recebeu dois pulmões de um doador que não teve a identidade divulgada. O menino sofria de bronquiolite, doença que provoca a inflamação dos bronquíolos, e estava à esperada do transplante desde 2015.
De acordo com Luana Moreira, mãe de Bernardo, a notícia de que ele seria submetido à cirurgia chegou na noite desta segunda-feira. Poucas horas depois, ele foi encaminhado à Santa Casa, onde o procedimento aconteceu da madrugada até o começo da tarde desta terça-feira. Luana ressalta que a família está muito feliz e com grande esperança em relação às etapas seguintes. “Sabemos que a luta está apenas no começo”, destaca.
A mãe de Bernardo faz questão de agradecer à equipe médica do Grupo GAMP pelo empenho ao longo do tratamento do menino. “Somos muito gratos aos técnicos e ex-técnicos de enfermagem, médicos e ex-médicos, que mantiveram o Bernardo vivo até hoje, e, também, à direção do Hospital Universitário, que sempre foi muito prestativa com a nossa família”, disse.
Segundo o coordenador da Neonatologia e Pediatria e diretor médico do HU, Paulo Nader, o transplante foi bem sucedido. “A cirurgia foi realizada sem intercorrências e o paciente está estável, sendo que as próximas 48 horas serão as mais críticas”, concluiu.
GRUPO GAMP
O Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) é uma Organização de Saúde que atua desde 2006 na prestação de serviços junto a governos municipais e estaduais. A OS atua em várias regiões do Brasil e se destaca pela gestão transparente e capacidade de administração de equipamentos de saúde e recursos públicos com responsabilidade e dentro da Lei. Com sede na capital paulista, atualmente está presente no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde é responsável pela gestão de quatro unidades de saúde em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre: o Hospital Universitário (HU), o Hospital de Pronto Socorro (HPSC) duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).