2024
Marcelo Casanova participa da abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Por: Amanda Ferronato | Jornalista (MTB.6406)
O atleta do Recreio da Juventude, o judoca Marcelo Casanova, participou da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nesta quarta-feira (28), que passou pela avenida Champs-Élysées e terminou na Place de la Concorde.
Além de ser sua primeira Paralimpíada, Marcelo será o primeiro atleta a representar o Clube Recreio da Juventude em uma edição dos Jogos. Ele é o quarto colocado do ranking mundial na categoria meio-pesado (-90kg) na classe J2 – para atletas com definição de imagens.
Marcelo e seu técnico, Giovani Cruz, chegaram na França na sexta-feira (23) para um período de adaptação e de treinos antes da competição.
Através do bom ranqueamento conquistado, o atleta caxiense será um dos cabeças de chave da sua categoria em Paris e evitará um enfrentamento contra o top 3 logo nas fases iniciais. A sua luta vai acontecer no sábado (07) de setembro, a partir das 4h30 (horário de Brasília).
Sobre Marcelo Casanova
Marcelo Casanova passou por três anos de adaptação e evolução no esporte paralímpico. Com um altíssimo grau de déficit visual, ocasionado pelo albinismo, o atleta do Recreio competiu no Judô convencional até o final da década passada, contando com convocação para a Seleção Brasileira de base.
Após a mudança para o Judô Paralímpico, Casanova logo ingressou nas principais competições mundiais, se sagrando campeão Pan-Americano da modalidade, em 2022, repetindo o topo do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-CHI, em 2023. Também no ano passado, o atleta se sagrou medalha de Bronze nos Jogos Mundiais da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), o principal evento do judô paralímpico antes dos Jogos de Paris.