2024
Marcelo Casanova conhece seu adversário nos Jogos Paralímpicos

Por: Amanda Ferronato | Jornalista (MTB.6406)
O judoca brasileiro Marcelo Casanova, representante do Recreio da Juventude nos Jogos Paralímpicos de Paris, teve a definição do seu adversário da estreia na competição na capital francesa. O chaveamento apontou Evan Molloy, da Grã-Bretanha, como rival do gaúcho nas quartas de final dos médios (-90kg) da classe J- 2 (para atletas com definição de imagens).
A luta vai acontecer no sábado (07) de setembro, a partir das 4h30 (horário de Brasília). Os dois atletas já se enfrentaram em cinco oportunidades no ciclo paralímpico. Na conquista do bronze nos Jogos Mundiais da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), Marcelo venceu o inglês nas quartas de final, mesma fase do enfrentamento em Paris.
Por ter o quarto lugar no ranking mundial e na corrida paralímpica na categoria, Casanova não precisará disputar a primeira fase. Além de ser sua primeira Paralimpíada, Marcelo é o primeiro atleta a representar o Clube Recreio da Juventude em uma edição dos Jogos. Ele é o quarto colocado do ranking mundial na categoria meio-pesado (-90kg) na classe J2 – para atletas com definição de imagens.
Sobre Marcelo Casanova
Marcelo Casanova passou por três anos de adaptação e evolução no esporte paralímpico. Com um altíssimo grau de déficit visual, ocasionado pelo albinismo, o atleta do Recreio competiu no Judô convencional até o final da década passada, contando com convocação para a Seleção Brasileira de base.
Após a mudança para o Judô Paralímpico, Casanova logo ingressou nas principais competições mundiais, se sagrando campeão Pan-Americano da modalidade, em 2022, repetindo o topo do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-CHI, em 2023. Também no ano passado, o atleta se sagrou medalha de Bronze nos Jogos Mundiais da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), o principal evento do judô paralímpico antes dos Jogos de Paris.