2024
Fumaça espalhada em todo Brasil reforça a importância da telemedicina

Com a qualidade do ar comprometida pelas queimadas na Amazônia, Paraguai e Bolívia, o médico-gestor do Olá Doutor alerta para cuidados essenciais e destaca a telemedicina como uma solução segura e ágil para atendimento médico, evitando a exposição ao ar contaminado
Por: Carolina Ferrari | Jornalista (MTB 19580/RS)
A crise de queimadas na Amazônia, Paraguai e Bolívia está afetando diretamente a saúde respiratória da população brasileira. A qualidade do ar em diversas regiões do Brasil foi classificada como "ruim" ou "muito ruim", com o fenômeno do "sol vermelho" evidenciando a alta concentração de partículas tóxicas no ar. Em meio a esse cenário preocupante, a telemedicina surge como uma solução eficaz para garantir o acesso a consultas médicas online, sem a necessidade de exposição ao ar poluído.
Esse cenário requer cuidados especiais, principalmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, segundo o médico-gestor do aplicativo de telemedicina Olá Doutor, Dr. Rafael Machado. "A inalação dessas partículas tóxicas pode agravar condições respiratórias já existentes e até desencadear novas complicações. A recomendação é que todos, especialmente os grupos de risco, sigam as orientações de saúde para minimizar a exposição. A telemedicina se torna uma aliada fundamental nesse momento, pois permite o atendimento médico de qualidade sem a necessidade de deslocamento, o que ajuda a evitar a exposição ao ar contaminado", afirmou Rafael. Confira as principais orientações do Ministério da Saúde:
Hidratação: beber bastante água ajuda a manter as vias respiratórias protegidas e umedecidas.
Ambientes fechados: ficar em locais com portas e janelas fechadas, preferencialmente com ar condicionado e filtros de ar.
Evitar exercícios ao ar livre: atividades físicas externas podem agravar sintomas respiratórios.
Uso de máscaras: máscaras N95, PFF2 ou P100 são recomendadas ao sair de casa, pois ajudam a filtrar as partículas tóxicas.
Atenção aos sintomas: pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares devem monitorar sintomas como falta de ar, dor no peito e tosse persistente.
A telemedicina permite que qualquer pessoa busque atendimento especializado de forma rápida e segura em caso de sintomas. Através do contato assíncrono, os pacientes podem acessar consultas médicas remotas, receber orientações sobre cuidados de emergência e até mesmo obter prescrições de exames e medicamentos, sem a necessidade de saírem de suas casas.
SOBRE O OLÁ DOUTOR
Diferente de outras soluções baseadas em Inteligência Artificial, o Olá Doutor é um aplicativo que garante que todos os atendimentos sejam realizados por médicos, desde o primeiro contato de acesso. O aplicativo de telemedicina assíncrona - com atendimentos por chat, garante a privacidade do paciente e a sua disponibilidade de tempo e já conta com mais de 202 mil downloads, mais de 100 mil pacientes cadastrados e a realização de mais de 6.000 mil consultas ao mês. Seguindo um crescimento de 20% ao mês.
O Olá Doutor permite às pessoas acessarem um médico em minutos, de qualquer lugar, sem precisar ligar a câmera, agendar consulta e enfrentar filas. O atendimento é realizado por médicos cadastrados no Conselho Federal de Medicina e é possível obter orientações, solicitações de exames, prescrição de medicamentos, receitas de remédios e atestados, quando o profissional da saúde achar necessário, 24 horas por dia e 7 dias por semana.