2019
FIRS e cônsul de Israel em agenda

Tecnologia e inovação: esses foram os temas que dominaram a agenda política e empresarial do cônsul geral de Israel, Dori Goren, e do diretor de Relações Institucionais da FIRS - Federação Israelita do RS, Albert Poziomyck, em recente passagem por Caxias do Sul. A visita busca estreitar os laços entre os israelenses e os gaúchos, sobretudo na Serra Gaúcha.
Em palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) para cerca de 100 empresários e autoridades políticas, Goren apresentou os potenciais tecnológicos de Israel nos setores agrícola, automobilístico, metalúrgico, de irrigação e de segurança. “Temos muitas áreas que podem ser de parceria com o Brasil. As economias brasileira, especialmente a gaúcha, e israelense são complementares. E os gaúchos já são muito empreendedores, sabem conquistar terrenos”, afirmou. Um dos exemplos utilizados pelo cônsul envolveu os softwares de irrigação para a agricultura, a considerar as potencialidades da Serra e Israel enquanto modelo de gestão e gerenciamento do uso da água. Goren explicou que a agricultura de lá é uma das mais eficientes do mundo: com 60% do território em deserto semi-árido, toda terra fértil é irrigada e a principal fonte de água – quase 90% do total – é dessalinizada ou reciclada de serviços.
“A intenção é trazer aquilo que Israel tem de melhor e que pode contribuir e somar aos conhecimentos que já temos por aqui, e também levar à Israel aquilo que nós temos. É uma troca de tecnologia saudável e um conhecimento de culturas, uma boa integração”, destacou o diretor da Federação, ressaltando o convite aos empresários para que formem um grupo de missão internacional. Na CIC, Goren e Poziomyck foram recepcionados pelo presidente Ivanir Gasparin, além dos vice-presidentes presidentes dos Conselhos Superior e Deliberativo da entidade.
Ao longo do dia, diretor e cônsul ainda realizaram visitas institucionais à sede da Marcopolo, onde foram recebidos pelo CEO, James Eduardo Bellini, e pelo diretor de Relações Institucionais, Ruben Bisi, e das empresas Randon, com a recepção do presidente Daniel Raul Randon, do diretor de Planejamento, Daniel Martin Ely, e do diretor da Frasle, Anderson Pontalti. Nas agendas, Goren ressaltou os modelos inovadores no setor automobilístico e de automatização israelense, e que podem servir de case de sucesso para as gigantes de Caxias. Ele ainda sugeriu que as empresas considerem a instalação de núcleos de pesquisa em Israel para aprimorar o investimento em tecnologia.