2018
FENAERT repudia agressão sofrida por equipe da Band RS em Porto Alegre

A FENAERT - Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão vem a público manifestar seu repúdio à agressão sofrida pela equipe da Band RS que fazia a cobertura do julgamento do ex-presidente Lula em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 24 de janeiro. Com gritos de "golpistas" e "canalhas", manifestantes hostilizaram os profissionais e os empurraram, expulsando-os da região do Anfiteatro Pôr do Sol, de onde faziam a transmissão.
A equipe tentou argumentar que estava a trabalho, registrando o protesto, mas os ânimos se exaltaram. A repórter Fernanda Farias foi atingida nas costas por um copo de cerveja e, ao chegar ao carro, o cinegrafista sofreu um empurrão. Os manifestantes seguiram com os xingamentos e bateram no carro da emissora.
A liberdade de expressão, protegida pela Constituição, carrega a responsabilidade de respeitar a dignidade da pessoa humana, a honra e a imagem do indivíduo. Sendo o direito de informar um dos pilares da liberdade de informação.
Atacar o profissional de imprensa, no seu pleno exercício da profissão, é ferir a Constituição, a democracia e o direito da sociedade em conhecer os fatos e acontecimentos de seu ambiente.