2018
Emília fará ao Santa Inês durante o Dia Nacional do Livro Infantil

A atividade acontece na próxima quarta-feira (18/04), quando se comemora o aniversário do escritor Monteiro Lobato
Incentivar o hábito da leitura desde cedo é investir na formação de cidadãos ativos, conscientes e críticos. E nesse processo, o papel da família e da escola é fundamental. E é por isso que nesta quarta-feira (18/04), quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, a Emília – famosa personagem dos livros do Sítio do Pica Pau Amarelo – estará durante toda a tarde na Biblioteca Sônia Haydê Randazzo, do Colégio Santa Inês (Av. Protásio Alves, 2493).
A professora e atriz, Márcia do Canto, dará vida à boneca de pano, convidando estudantes e visitantes a conhecer as obras de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, precursor da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis do Sítio do Pica Pau Amarelo, que reúnem mais de 30 obras. Outra atividade que está programada é a “Ciranda Musicada de Leitura”, que irá acontecer ao longo de todo o dia. As intervenções serão mediadas pela equipe da biblioteca, envolvendo cantigas de roda e a exploração de livros infantis do acervo.
“Na prática, as crianças se familiarizam desde cedo com os livros através da visita semanal à biblioteca. O espaço e a disposição do acervo são planejados para que todos tenham livre acesso às obras, o que cria uma maior proximidade com a literatura e seus diversos temas, servindo de estímulo para o hábito da leitura, tanto na escola quanto em casa”, destaca a bibliotecária, Débora Zschornack.
A promoção do hábito da leitura faz parte do projeto pedagógico do Santa Inês. Desde a Educação Infantil, as crianças participam de visitas semanais na biblioteca, além de rodas de contação de histórias e outros projetos adequados para as diversas faixas etárias.