2024
Doenças degenerativas também precisam de atenção em pets

Esse tipo de doença é cada vez mais percebida em função do aumento de expectativa e vida de pets. Para se ter ideia, conforme a Sociedade Brasileira de Geriatria Veterinária (SBGV), a expectativa de vida de cães de porte grande passou de sete para 12 anos
Por: Bruna Santos / Jornalista (Mtb. 0019018/RS)
As doenças degenerativas em pets, como a artrite, displasia coxofemoral, a Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC), na qual os sinais clínicos se assemelham ao Alzheimer, e doenças neuromusculares, estão se tornando cada vez mais comuns à medida que os animais vivem mais tempo. Estes transtornos, que afetam articulações, músculos e sistema nervoso, podem causar dor e reduzir a qualidade de vida dos animais de estimação.
A Maria Cristina Steffen, médica-veterinária do Grupo Hospitalar Pet Support, explica os sintomas e cuidados que as doenças neurodegenerativas exigem:
Sintomas e diagnóstico: de acordo com Maria Cristina, “os sinais incluem dificuldade para se mover, rigidez, dor e alterações no comportamento. Diagnósticos precoces são essenciais e devem ser realizados por veterinários especializados, através de exames clínicos e imagens, como radiografias”.
Prevenção e cuidados: a médica-veterinária explica que a prevenção começa com uma dieta balanceada e a manutenção do peso ideal, além de exercícios regulares e monitoramento veterinário. Para pets já diagnosticados, tratamentos como fisioterapia, medicamentos e mudanças na dieta podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Importância da ação precoce: intervenções precoces podem minimizar o progresso das doenças degenerativas e proporcionar aos pets uma vida mais confortável e ativa.
“Com o avanço das técnicas diagnósticas e tratamentos, os donos de pets podem agora oferecer suporte mais eficaz para seus companheiros. Consultas regulares com veterinários e uma abordagem proativa são fundamentais para o bem-estar dos animais”, finaliza a médica-veterinária do Grupo Hospitalar Pet Support.
O Grupo Hospitalar Pet Support conta com unidades em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul. Mais informações estão em www.petsupport.com.br.