2018
Documentário “Estrela de David no Cruzeiro do Sul” será lançado neste mês

Evento gratuito está programado para o dia 25 de abril, a partir das 19h, no Centro Israelita Porto-Alegrense, e contará com sessão de autógrafo de livro homônimo
A contribuição dos judeus para setor militar brasileiro é retratado no documentário “Estrela de David no Cruzeiro do Sul” que será lançado na Capital gaúcha no próximo dia 25 de abril, a partir das 19h, no Centro Israelita Porto-Alegrense (Rua Henrique Dias 73). O evento, que tem entrada gratuita, contará com a presença do diretor do documentário, Israel Blajberg, falando sobre as pesquisas feitassobre o tema, além de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Após apresentação e exibição do curta, com duração de 14 minutos, haverá uma sessão de autógrafos para o livro homônimo e um coquetel.
A produção já foi lançada no Forte Copacabana e, depois, nas embaixadas do Brasil em Washington e Tel-Aviv, sendo uma das 16 selecionadas para exibição no I Festival do Filme Militar em Brasília. O trabalho mostra a trajetória dos judeus desde os cristãos novos e judeus na época da chegada de Cabral até as forças de paz, passando pelo Brasil Colônia, Brasil Holandês, Império, Força Expedicionária Brasileira, Guarda Nacional, entre outros períodos.
O evento é uma realização da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e do Centro Israelita Porto-Alegrense, com apoio da Associação Nacional dos Veteranos da FEB - Regional Porto Alegre e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Sobre Israel Blajberg
Nascido no Rio de Janeiro em 1945, é professor da UFRJ e UFF e Engenheiro do BNDES, aposentado em 2015. Também é palestrante e autor de livros e artigos sobre História do Brasil, História Militar, História Judaica, Genealogia e Viagens. Membro das Ordens do Mérito da Defesa, Naval, Militar e Aeronáutico. Faz parte ainda da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Lançamento documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul
Com sessão de autógrafos de livro homônimo
Data: 25 de abril (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro Israelita Porto-Alegrense (Rua Henrique Dias, 73)
ENTRADA GRATUITA