2017
Como prevenir acidentes com as crianças em casa

Quedas são a principais causas das crianças em emergências
Os acidentes com crianças podem ser muito comuns. Na fase oral, que vai do nascimento até os 18 meses, as crianças querem experimentar tudo e há um grande perigo com afogamentos e intoxicações. No entanto, o cuidado com os pequenos deve ser constante.
De acordo com o pediatra Paulo Nader, do Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), “em geral, a principal causa de visitas a emergências se dá devido a quedas, que podem ocorrer em diferentes idades e por diferentes motivos”, disse.
As crianças de colo necessitam de muita atenção, mas ao aprenderem a andar o cuidado com janelas, escadas e sacadas deve ser redobrado. Uma solução para evitar os acidentes domésticos, segundo Paulo Nader, pode ser cercar as áreas que apresentam perigo, além da utilização de telas. “A cozinha é um dos locais que deve ser proibido para as crianças, principalmente pelo risco de queimaduras ao virarem as panelas”.
Outro ponto reforçado foi o perigo existente no uso de andadores. Além de não auxiliar no aprendizado do caminhar, traz grandes riscos para os bebês, pois podem tombar levando a traumatismos.
Além disso, os pais ou responsáveis devem cuidar com as intoxicações e engasgos. “Evitar deixar remédios e produtos de limpeza ao alcance delas é uma boa solução. Além disso, evitar dar grãos duros para crianças que estão aprendendo a mastigar é o ideal”, reforça o pediatra.
Os remédios e produtos de limpeza devem ficar em armários altos e fora do alcance das crianças.